terça-feira, 13 de outubro de 2009

Jardim Horizonte Azul e Jardim Vera Cruz

Para reservar sua vaga no encontro entre na postagem Lista de Interesse.

A maior parte do encontro LIGAÇÃOJOVEM ocorrerá nos bairros Jardim Horizonte Azul e Jardim Vera Cruz, onde estão situados os projetos em que iremos atuar no dia da ação; e também a chácara e o CEU Vila do Sol, onde ocorrerão as outras atividades. Segue um breve histórico de como nasceu a Associação Cominitária Monte Azul e o Núcleo Horizonte Azul e também um pequeno relato dos bairros onde acontecerá o encontro. Esse texto é uma contribuição da Cleide Coutinho colaboradora da Horizonte Azul que também está ajudando a organizar o encontro.

Comunidades Horizonte Azul e Vera Cruz

"A Horizonte Azul está localizada no extremo Sul de São Paulo, na região do M´Boi Mirim a cerca de 32 km do centro da cidade, próximo a divisa com o município de Itapecerica da Serra em uma área de Mananciais, as margens da represa Guarapiranga, onde vivem aproximadamente 34.900 habitantes dentre esses 3.326 são Jovens de 15 a 19 anos a maioria em alta vulnerabilidade social, ou seja, alto índice de pobreza, baixa escolaridade e indicativos consideráveis de desemprego. A renda familiar é de no máximo 3 salários mínimos. As moradias foram construídas a partir de 1.973 sem nenhum planejamento, em loteamentos clandestinos ou até por meio de invasões, todas são até hoje consideradas irregulares.


Existe ainda na comunidade a presença de outras organizações não governamentais como a Comunidade Católica que realiza diversos projetos em prol da comunidade assim como a Associação de Moradores de Bairro, a “Casa de Abrigo Renascer” para idosos e moradores de rua, a Associação Guainumbi, a Associação Beneficente Arco. O Centro de Educação Unificado (CEU) Vila do Sol, foi inaugurado em Março de 2008 e tem 4.943 usuários cadastrados. Existe ainda duas UBS´s ( Unidades Básicas de Saúde), duas escolas de Ensino Fundamental e uma escola de Ensino Médio, CEI´s, EMEI e EMEF, que são insuficientes para a demanda da região.

O comércio local é bem movimentado há diversos estabelecimentos tais como: padarias, bicicletarias, farmácias, pizzarias, academias de ginástica, sacolões, orlaria, casas de materiais de construções, adega, casa de rações, açougues, supermercados, Lan house´s e muitos botecos.
No bairro está localizado também o Clube dos Funcionários Públicos do Estado de São Paulo onde associados gozam de um ambiente com muita área verde, residências em estilo clássico, que tem o seu termino as margens da represa Guarapiranga. Adeptos de exercícios físicos como o Cooper marcam presença no local, pois não há muito movimento de automóveis e motocicletas em geral. Aos fins de semana muitos banhistas procuram os arredores do clube para nadarem ou até fazer uma pescaria. Entre outras formas de entretenimento está o futebol de campo, empinar pipas, jogar bilhar nos botecos e conversar com colegas nas ruas."

Nascimento da Associação Comunitária Monte Azul

"Em 1975 a Pedagoga alemanhã Ute Craemer, professora de classe na escola Rudorf Steiner em São Paulo, começou a abrir a porta de sua casa para crianças da favela Monte Azul que passavam em seu portão para perguntar se tinha algo para dar-lhes. Ute então convidou seus alunos do colégio para compartilhar seus conhecimentos com essas crianças da favela, depois das aulas, em sua casa, ensinando tricô, teatro, modelagem em argila entre outras atividades.


Três anos se passaram com atividades recreativas no quintal com as crianças da favela, alunos da escola Rudorf Steiner e outros amigos da Ute que ajudavam voluntariamente, até que Ute recebeu uma doação anônima (que mais tarde soube, que era de uma família alemã que perdera seu filho tragicamente e recebera uma grande indenização) para a construção de uma escolinha, que foi fundada em 25 de Janeiro de 1979, nascendo assim a Associação Comunitária Monte Azul na Av. Thomas de Souza, 552, Jd. Monte Azul no Distrito do Jd. São Luiz e funciona até hoje no mesmo endereço. Não demorou muito e o trabalho foi estendido para a Favela Peinha que fica no mesmo Distrito."

Nascimento do Núcleo Horizonte Azul

"Uma voluntária chamada Flor doou para a Monte Azul um terreno que havia ganhado do seu pai. Esse terreno fica em uma região ainda mais periférica que a Favela Monte Azul. O local preservava ainda características bem rurais. Ao visitar o espaço Ute se encantou pela propriedade ao lado, uma chácara com árvores frutíferas, galinhas e porcos. Em uma semana conseguiu comprá-la por um preço bem em conta.

De 1983 a 1985 foram feitas muitas reformas e construções, mas sempre preservando o aspecto rural do espaço. Transformaram alguns galinheiros em dormitórios e um em cozinha comunitária, Dona Helena Rodrigues dos Santos e sua família juntamente com José Rodrigues dos Santos e sua família, foram os primeiros moradores da chácara, muitos grupos de crianças vinham da favela para passeios, vivências e outras atividades culturais durantes as férias escolares. Em 1984 a Monte Azul comprou outra chácara em frente à primeira, onde em 8 de Agosto de 1988 foi inaugurada a primeira creche do Jd. Horizonte Azul a 'Creche São Miguel' com ajuda da Geni, que substituiu por bastante tempo a família de seu José.

Vinte e seis anos se passaram e hoje contamos com três chácaras, onde são atendidas 120 crianças de 4 mêses a 3 anos e 11 meses, período integral, em parceria com a Secretaria de Educação. São desenvolvidas atividades culturais e artísticas para crianças de 7 a 14 anos de segunda a sexta-feira para complementar seu desenvolvimento escolar, em parceria com o SUAS (Sistema Único de Assistência Social) de São Paulo.

São oferecidos cursos de iniciação profissional na área de Marcenaria com Desenho Técnico e Práticas de Escritório com Arte Ambiental, procurando proporcionar a 60 jovens um desenvolvimento integral, levando-os a passar por um processo de auto-desenvolvimento que eleva a auto-estima através do fortalecimento da individualidade chama-se 'Enfrentando o Futuro com Coragem', esse programa também faz parceria com o SUAS. Na área ambiental são desenvolvidos o projeto Parque Ecológico, um horta orgânica, reciclagem e programas de conscientização ambiental. Na área da saúde existe o ambulatório médico, um posto de coleta de leite materno e consultório odontológico. Na cultura oferecemos para a comunidade teatros de rua, saraus, festas Cristãs, oficinas de capoeira entre outros."

Cleide Coutinho

Veja também a postagem Recebidos de Braços e Portas Abertas

5 comentários:

  1. Minha intenção aqui não é fazer propaganda eleitoral, pelo contrário gostaria que os membros do blog se atentasem , pesquisando sobre o candidato Geraldo Cruz (Deputado Estadual) e conhecessem o trabalho dele como prefeito de Embu (www.geraldocruz.com.br).
    Sou moradora da região a quase 20 anos e os poucos avanços que ocorreram foram vagarosos e insuficientes para uma população tão grande.
    Gostaria que alguém nos representasse com honestidade, nós que somos jovens temos que ter a consciencia do voto, para viver e deixar um bairro melhor para as proxímas gerações.
    Após pesquisar esse nome vi que a cidade de Embu se desenvolveu nos 8 anos que ele administrou o municipio.

    Obrigada pela atenção.

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de conhecer o trabalho de vcs.
    Meu nome é Marilia Fagundes, fui porofessora na E.E.P. G Zulmira Cavalheiro Faustino.
    Hoje trabalho com projeto de interiores, com projetos por computador. Uso o programa promob e autocad.
    Tenho percebido a dificuldade de encontrar profissionias na área e tenho convicção em montar um curso para jovens que queiram aprender.
    Ensinei minha filha, hj ela faz Faculdade de Arquitetura e trabalha em uma empresa muito promissora.
    Na região em que moro(Jd das Palmas), percebo uma carência muito gde em programas que atendam aos jovens.
    Quero muito ajudar a formar profissionais para área q eu atuo.
    Não sei bem por onde começar estou procurando pessoas experientes pra me ajudar no start.
    e-mail marilia@casaatual.com.br e marilia.fagundes@ibest.com.br

    ResponderExcluir
  3. OLA BOM DIA GOSTARIA DE PARABELIZAR A TODOS QUE FAZEM PARTE DESTA CORRENTE DE FÉ INABALAVEL QUE SUSTENTA ESTA LIGAÇAO JOVEM SEI QUE É MUITO DIFICIL TRABALHAR COM JOVENS AINDA QUANDO SE É BEM PAGO PARA ISTO MAS ACREDITO QUE ENTRE O MEIO DE VOCES EXISTEM PESSOAS QUE SE NAO TRABALHAM POR AMOR TRABALHARIAM NAO TENHO DÚVIDAS PARABENS Á TODOS TENHO ESTUDADO Á HISTORIA DO BAIRRO AQUI FALTA MUITAS COISAS MORO AQUI A QUASE DEZ ANOS MORAMOS EM LUGAR ESQUECIDO MAS A LIDAR CONTINUA ACREDITO QUE VOCES NAO TEM AJUDAS GOVERNAMENTAIS SE POSSIVEL GOSTARIA DESTA RESPOSTA E DE CONHECER O RESPONSAVEL POR ESTA OBRA TAMBEM SE POSSIVEL GRATO ABRAÇO JANDRERIBEIRO@BOL.COM.BR

    ResponderExcluir
  4. Boa noite tem dois filhos e gostaria muito que eles fizesse parte do ozem do horizonte.
    Quando eu era mais jovem eu vivi a minha infância toda no ozem do jardim lucelia hoje eu vejo como foi bom pra mim aprendi muita coisa.e gostaria muito de colocar os meus filhos no ozem será que vcs podem entrar em contar comigo se vcs poder me arrumar uma vaga .muito obrigado Ricardo essse e o meu telefone 961271622 e esse e o meu email crisricardo9.cr@gmail.com

    ResponderExcluir
  5. Gostaria de fazer parte dessa ONG,Com o intuito de lavar aos jovens da Comunidade a Arte da Música,em formação de Bandas,Orquestras e Fanfarras.
    A Música é uma Arte que sensibiliza e enobrece o homem,elevando o seu Espírito á Condição Divina.

    Contato:(11)9.5952-4611

    Grato pela Atenção!

    ResponderExcluir