sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Rodas de Conversa

"Como as questões dos jovens apontam para o futuro?"

Para tentar responder a essa pergunta, propiciar a reflexão e o debate entre os participantes do encontro LIGAÇÃOJOVEM convidamos algumas pessoas que desenvolvem algum trabalho ou lidam cotidianamente com jovens. Sempre com a intenção de prepara o jovem e ajudá-lo em seu desenvolvimento e posicionamento perante a sociedade. Cada grupo será composto por aproximadamente 25 participantes e o convidado que irá conduzir a conversa. A atividade será realizada no dia 20 de novembro durante a parte da manhã, mas os participantes deverão escolher o tema no momento da inscrição. Caso algum grupo atinja o número limite de participantes este será removido da lista. Seguem os temas propostos pelos convidados para tentar responder e discutir a pergunta acima.

"A influência da Arte nas perspectivas dos jovens."
Amauri Falseti - Fundador e diretor da Cia. Paidéia de Teatro, trabalha há 26 anos com jovens em atividades teatrais.


"A transformação é uma porta que só pode ser aberta de dentro para fora."
Claudia Johnsen
- Professora de artes do Colégio Micael.

"A condição humana é a ação?"
Contanza Kaliks - Professora de matemática da Escola Waldorf Rudof Steiner e já foi membro da Seção de Jovens no Brasil.

"Na Busca por si mesmo, construir o futuro."
Helena Otterspeer
- Pastora da comunidade de cristãos de São Paulo.

"Ideal e ação - movimento entre eu e o mundo."
Marília Barreto - Diretora artística, coreografa e educadora. Desenvolve curso de formação alternativa para jovens que acabaram o colegial.

"Conscientização Sócio Cultural."
Oliver Tump
- Coordenador do curso Preparação Jovem, que tem como objetivo possibilitar aos jovens oportunidades de reconhecer seu potencial para trabalhar em conjunto com as comunidades.

"Enfrentando o futuro com coragem."
Raquel Calcine - Coordenadora dos jovens na Associação Comunitária Monte Azul com os projetos Escola Oficina Social e Enfentando o Futuro com Coragem, que tem entre seus objetivos direcionar o jovem para o futuro pela valorização de suas capacidades e qualidades.

"O desenvolvimento integral do ser humano, a busca pela salutogenise" (fatores que geram saúde)
Ronaldo Perlatto - Médico pela Universidade Federal de Juiz de Fora é membro diretor da Associação Brasileira de Medicina Antroposófica.

"Do ideal ao real."
Santiago de Marco
- Fundador do Aramitam. Promove mutirões com jovens de vários países para construir um centro cultural em Embú Guaçu.

"Precisamos uns aos outros?"
Ute Cramer
- Fundadora da Associação Comunitária Monte Azul.

"Qual a mais básica questão existencial de nossos tempos?"
Valdemar Setzer – Engenheiro e matemático é professor titular do departamento de Ciência da Computação da USP.

Um comentário:

  1. os temas são preciosos e acompanhando um grupo de jovens com deficiência e visto que não é um dos temas do encontro, vou prepará-los nestes poucos dias que restam até o encontro, para que possam ter um mínimo de compreensão possível. A pessoa com deficiência intelectual necessita de um tempo maior para compreensão de determinadas situações e muitas vezes de outra forma de abordagem de um assunto.
    Aureliane Lira

    ResponderExcluir