segunda-feira, 7 de junho de 2010

LIGAÇÃOJOVEM 2009- Panorama

Como as questões dos jovens apontam para o futuro?

Nos dias 19, 20 e 21 de novembro de 2009 ocorreu o encontro LIGAÇÃOJOVEM participaram aproximadamente 130 jovens de várias cidades do Brasil e também do exterior. Entre elas: Araraquara, Bauru, Botucatu, Campinas, Carapicuíba, Cotia, Embu-Guaçu, Florianópolis, Itapecerica da Serra, Jaguariúna, Mogi das Cruzes, Santa Barbara d’Oeste, São Lourenço e São Paulo; e dos países Argentina, Alemanha e do Japão.

Contamos ainda com a participação de vizinhos e colaboradores da Associação Comunitária Monte Azul, que ajudaram na realização do evento; das pessoas convidadas para promoverem as rodas de conversa; dos funcionários do CEU Vila do Sol, que deram suporte enquanto estávamos lá; e, dos integrantes das iniciativas onde foram desenvolvidas atividades.

O encontro como um todo foi um sucesso! O diagnóstico por parte dos organizadores, aproximadamente 30 jovens, atribuiu o bom resultado à organização prévia. Nos meses que antecederam o LIGAÇÃOJOVEM eram feitos encontros semanais. Graças aos esforços do grupo organizador e da mobilização de pessoas que ajudaram durante os dias 19, 20 e 21 do evento, propriamente dito, a impressão que ficou foi de “missão cumprida” e coerência com a proposta inicial. Embora muitos tenham achado que o encontro “saiu melhor que a encomenda”.

É preciso destacar que dentro do grupo de organizadores havia uma certa diversidade de visões e idéias, mas com objetivos semelhantes. Conseguimos conciliar esses vários impulsos que enriqueceram o LIGAÇÃOJOVEM. Adotamos como metodologia para a tomada de decisão o consenso. Apesar de mais exaustivo e trabalhoso esse método possibilitou a maior identificação e comprometimento dos organizadores com o projeto. Além ser um ótimo processo de aprendizagem para o grupo.

Foi grande a satisfação que tivemos a partir do retorno dos participantes. Ao que tudo indica o encontro agradou bastante. Parece que a interação e a troca de experiências entre os participantes foi peça fundamental para o seu ótimo resultado. Avaliamos que o encontro, como um todo, foi bastante equilibrado. Houve momentos artísticos e descontraídos, com as danças, ritmos, apresentações e sarau; momentos de reflexão coletiva e introspecção com as palestras, rodas de conversa e encontros casuais; e momentos de atuação prática com as atividades desenvolvidas no Dia da Ação, que não dispensaram descontração e reflexão.

Participaram do encontro 15 projetos e/ou iniciativas que trabalham de alguma forma com os jovens e foram representadas nos estandes expositivos. Esperamos que o exemplo do trabalho que desenvolvem tenha inspirado os participantes e possibilitado a troca de experiências. Foi muito bom contar com a participação dessas iniciativas.

A impressão que ficou depois que o encontro acabou foi que conseguimos criar uma atmosfera que propícia para tentar responder ao tema: “Como as questões dos jovens apontam para o futuro?” Seja através do sentimento, da reflexão ou da ação, seja através da combinação dessas três esperamos ter proporcionado em maior ou menos mediada a quem participou do encontro a oportunidade de questionar qual é a função dos jovens e refletir sobre suas próprias questões, ou ao menos indicar novas perspectivas.

Tudo isso só foi possível graças ao empenho e participação das pessoas envolvidas no encontro LIGAÇÃOJOVEM. Tanto dos palestrantes, participantes e organizadores quanto das iniciativas e pessoas que deram apoio ao projeto.


Se você participou e quiser compartilhar suas lembranças utilize os comentários!!!

Um comentário:

  1. Muito legal o trabalho de vcs!A juventude precisa mesmo unir-se em torno de causas comuns,discutindo suas duvidas e dividindo seus saberes!Parabéns!Bjs a todos,

    ResponderExcluir